PRESS ROOM

PRESS RELEASE
ANA, SA INVESTE 130 MILHÕES DE EUROS EM PROJECTO DE DESENVOLVIMENTO
18/02/2009

Infra-estrutura existente
A actual infra-estrutura do Aeroporto de Faro (AFR) foi dimensionada para processar até 6 milhões de passageiros por ano atendendo às características da procura e requisitos técnico-operacionais existentes à data (1982/85):
– Tráfego quase exclusivamente charter;
– Inexistência de restrições ambientais, permitindo uma operação 24h.

Evolução da procura
Desde os finais dos anos 90, verifica-se uma substancial alteração da estrutura de tráfego no AFR, muito em resultado da emergência das companhias regulares de baixo custo (low cost).
De um modo sucinto poder-se-á dizer que o AFR se caracteriza agora por:
– tráfego maioritariamente regular (cerca de 70%), preponderantemente low cost, mas também full service carrier;
– uma dispersão nos tempos de chegada e de partida do aeroporto por parte dos passageiros, agora maioritariamente passageiros independentes bem como o surgimento de meeters and greeters no aeroporto.

Cumulativamente, neste período verificou-se também uma importante tendência de imposição de restrições ambientais (ruído) à operação na generalidade dos aeroportos emissores e no próprio AFR. Os aeroportos na sua generalidade impuseram restrições de operação nocturna, com a consequente concentração das operações em faixas horárias diárias o que limita a utilização da totalidade da capacidade dos aeroportos.
Num outro plano, em resultado das diferentes evoluções dos requisitos inscritos no Anexo 14 à Convenção de Chicago e da nova regulamentação Comunitária sobre security, surgem como prioritárias as necessidades de adequação da infra-estrutura aeroportuária aos requisitos normativos e legislativos que impendem sobre os aeroportos.

Os objectivos do Projecto
É a urgência de dar resposta a estes desafios estratégicos corporizados numa clara estratégia comercial vocacionada para o incremento do tráfego regular, aliada à necessidade de dar resposta à evolução perspectivada do tráfego em Faro, à indispensabilidade de melhores desempenhos das áreas comerciais, particularmente do Retalho e à vontade de rejuvenescer a infraestrutura existente já com perto de 20 anos, que justificam o presente conjunto de investimentos. Assim, foi equacionado um conjunto de investimentos que permitirão:

1.Dar resposta à procura de tráfego, caracterizada por um maior número de movimentos de cariz marcadamente regular, através da ampliação da área de Plataforma e da construção de novos taxiways que permitirão incrementar o número de movimentos por hora do AFR.
2.Implementar as infra-estruturas que permitirão, por um lado, tornar o AFR totalmente conforme com os requisitos do Anexo 14 e, por outro lado, assegurar o aumento dos níveis de safety no AFR através da implementação de uma operação CATI na sua pista 10.
3.Realizar intervenções no Terminal, atentas as suas características arquitectónicas e de decoração, que permitam: a – adequar as suas características funcionais à nova tipologia de tráfego (necessidade de disponibilização de áreas públicas de espera no Lado Terra);
b – revitalizar, reformular e ampliar as áreas de retalho, as quais apresentam uma configuração constante desde 2001.
c – reformular as acessibilidades lado Terra, adequando-as ao novo paradigma de tráfego (utilização crescente de modos de transporte independente) e, simultaneamente, ao novo layout do edifício.
4.Este projecto foi desenvolvido pela equipa liderada pelo arquitecto João Leal, Director de Infra-Estruturas Aeronáuticas da ANA, com o apoio do gabinete de arquitectura CHAPMAN TAYLOR (cujo último projecto aeroportuário foi o Terminal 5 de Heathrow) para os arranjos interiores do Terminal;

Datas
Início e fim do projecto: 2009/2013
•1ºFase com início a 01Mar09 e conclusão no 2ºSemestre de 2011 > Áreas operacionais
•2ªFase com início até Janeiro de 2011 e conclusão final de 2013 > Terminal e Acessos

Investimento
Total: €130 milhões

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: