Um aeroporto em expansão | A growing airport

No dia 10 de Julho, data em que o Aeroporto de Faro festejou o seu 50º aniversário, foi assinado o contrato da empreitada de ampliação e remodelação da aerogare, com a presença do Presidente da VINCI Airports, Nicholas Notebaert, do Presidente da ANA Aeroportos de Portugal, Jorge Ponce de Leão e do Diretor do Aeroporto de Faro, Alberto Mota Borges.

O início das obras, a cargo da Mota Engil será em Outubro próximo e a empreitada terá um valor de 32,8 milhões de euros. Prevê-se que as obras estejam concluídas em Março de 2017.

Entre os objetivos desta obra, que agora se lança, estão a resposta à alteração da tipologia de tráfego, a criação de mais áreas operacionais e de mais área pública, bem como a revitalização e ampliação da área de retalho (a área da aerogare passará de 81.200 m2 para 93.120 m2), o incremento de segurança operacional, a modernização da imagem do terminal e a reformulação da integração com as acessibilidades terrestres.

aerogare

Áreas de Ampliação da Aerogare (11.920 m2):

Lado Ar – 826m2
Expansão no sentido nascente da Sala de Recolha de Bagagens e Terminal de bagagens de Chegadas;
Expansão das áreas comerciais de retalho e restauração (Piso 1 e Piso 2);
A expansão destas áreas comerciais determinou a construção de novos espaços destinados a lojas e serviços de apoio.

Lado Terra – 11.094 m2
Expansão do átrio público de partidas e chegadas ao longo de toda a frente norte do edifício (6.324m2);
A expansão destas áreas comerciais determinou a construção de novos espaços destinados a lojas e serviços de apoio, com localização predominante no átrio público (Lado Terra);
Construção da área de controlo de segurança no Piso 2 e da laje sobre a área 2 de Check-In (4.770m2);

Aumento de capacidade
Com esta ampliação e remodelação, o Aeroporto de Faro também vai apresentar um aumento de capacidade tanto no número de movimentos de aeronaves por hora, como no processamento de passageiros e na quantidade de stands para aeronaves, tal como se pode ver no quadro abaixo:

tabela

No âmbito das acessibilidades terrestres foram já concretizados um conjunto de intervenções que a seguir se detalham.


Parques, novos acessos viários, curbsides e reordenamento paisagístico
O Plano de Desenvolvimento do Aeroporto de Faro integrou as alterações no que toca aos Parques, novos acessos viários e curbsides e reordenamento paisagístico. O objetivo foi de assegurar o interface do terminal de passageiros com o subsistema do lado terra do aeroporto, representando uma nova configuração dos acessos adaptada às condições resultantes da ampliação e remodelação da aerogare.
A reorganização das acessibilidades ao terminal de passageiros incluiu:

– Sistema viário
Novos acessos rodoviários e reconfiguração de alguns já existentes, com a repartição dos curbsides em áreas autónomas dedicadas ao fluxo de Partidas e fluxo de Chegadas dos passageiros;

– Parques Auto
Remodelação dos parques de estacionamento, distinguindo parqueamento de curta duração e longa duração; aumento da capacidade de estacionamento de forma faseada, atendendo à evolução da procura; melhoria das condições operacionais dos parques, ajustando-os por um lado ao novo desenho viário e modernizando o controlo de acessos bem como a sua gestão, tornando-os deste modo mais atrativos quanto à utilização.

– Rede de drenagem
Reconfiguração do sistema de esgotos de águas pluviais para o adaptar à nova conceção geral do Aeroporto;

– Iluminação pública e percursos pedonais
Remodelação destes sistemas para, incorporar as alterações nas vias de acesso e nos parques de estacionamento auto;

– Reordenamento paisagístico
Remodelação da paisagem envolvente do lado terra do Aeroporto ao nível dos arranjos exteriores para adaptar às novas configurações e traçados das vias e dos parques de estacionamento e melhorar as condições ambientais;

– Sinalização Rodoviária
Nova sinalização rodoviária tendo em vista corresponder à nova configuração da rede viária, melhorando a transmissão de informação aos utilizadores do Aeroporto;

– Informação destinada aos passageiros
Nova sinalética exterior destinada a orientar os fluxos dos passageiros e outros utentes no interior do território aeroportuário, facilitando as deslocações e caracterizando os diferentes fluxos.

– Sistema de segurança (CCTV)
Remodelação do Sistema de CCTV que serve os acessos viários e parques de estacionamento, adaptando-o às novas configurações;

– Rede de combate a incêndios
Sistema de canalização de água para combate aos incêndios, devidamente ajustada ao novo layout/desenho das vias rodoviárias e parques de estacionamento auto.

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A GROWING AIRPORT

On the 10 July,Faro Airport celebrated its 50th anniversary. On this day the project contract for the expansion and remodeling of the terminal was signed. Attending the ceremony were the Chairman of VINCI Airports, Nicolas Notebaert, the Chairman of ANA Aeroportos de Portugal, Jorge Ponce de Leão, and the Director of Faro Airport, Alberto Mota Borges.

The work, carried out by Mota-Engil, will start next October and the value of the project is 32.8 million euros. Work is expected to be completed in March 2017.

Some of the objectives of the works now being started, include responding to the change in the type of traffic, creating more operating areas and more public areas, and revitalising and expanding the retail area (the terminal area will go from 81,200 m2 to 93,120 m2), increasing operating security, modernising the image of the terminal, and reformulating the integration with land accessibilities.

 
Terminal Expansion Areas (11,920 m2)
 
Airside – 826m2
Expansion on the east side of the Luggage Claim Area and the Arrivals Luggage Terminal;
Expansion of the retail and food court commercial areas (Floor 1 and Floor 2);
The expansion of these commercial areas led to the construction of new spaces designed for shops and support services.
 
Landside – 11,094 m2
Expansion of the public atrium of departures and arrivals along the entire north front of the building (6,324m2);
The expansion of these commercial areas led to the construction of new spaces designed for shops and support services, located primarily in the public atrium (landside);
Construction of the security control area on Floor 2 and the slab over area 2 of Check-In (4,770m2);
 
Increased Capacity
With this expansion and remodelling, the Faro Airport will also display an increased capacity both in the number of aircraft movements per hour, and in passenger processing and the number of stands for aircraft, as shown in the following chart:
 
tabela
 
In the context of land accessibility, a set of interventions has already been established as detailed below.
 
Garages, new access roads, curbsides, and landscape redevelopment
 The Development Plan for Faro Airport integrates the changes with regard to Parking garages, new access roads and curbsides, and landscape redevelopment. The objective was to ensure the interface of the passenger terminal with the subsystem of the landside of the airport, representing a new configuration of accesses adapted to the conditions resulting from the expansion and remodeling of the terminal.
 
The reorganisation of accessibilities to the passenger terminal includes:

– Road system
New access roads and reconfiguration of some already existing ones, with distribution of the curbsides into autonomous areas dedicated to the flow of Departures and Arrivals of passengers;
– Car Parks
Remodeling parking garages, distinguishing short- and long-term parking; increasing parking capacity in a phased manner, given the evolution of demand; improving the operating conditions of the garages, adjusting them, on the one hand, to the new road design and modernising the control of assesses as well as their management, thus making them more attractive for use.
– Drainage network 
Reconfiguration of the system of rainwater run-off to adapt it to the new general concept of the Airport;
 
– Public lighting and pedestrian walkways
Remodeling these systems to incorporate the alterations in the access roads and automobile parking;
– Landscape redevelopment 
Remodeling the surrounding landscape of the landside of the Airport at the level of external arrangements to adapt to the new configurations of the parking garages and improve environmental conditions;
 
– Road Sign
New road signs aimed at corresponding to the new configuration of the road network, improving the transmission of information to users of the Airport;
 
– Information
designed for passengers New exterior signposting to guide the flows of passengers and other uses within the Airport territory, facilitating travel and characterising the different flows.
 
– Security system (CCTV) Remodeling​ the CCTV System that serves the access roads and parking garages, adapting it to the new configurations;
 
– Firefighting network
System of water pipes for fighting fires, duly adjusted to the new layout/design of the roadways and car parks.
 

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